Psicoterapias, Psicodiagnósticos,

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de crianças e adolescentes, Orientações a pais

“Todos nós temos uma força de vida que nos impulsiona à criatividade, ao aprendizado, ao trabalho, ao estabelecimento de bons vínculos uns com os outros e ao enfrentamento de dificuldades. Em alguns momentos da vida, porém, podemos passar por situações de maior fragilidade emocional ou mesmo por momentos de crises. Nessas situações, o vínculo terapêutico poderá ajudar no restabelecimento do equilíbrio emocional”

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Quando procurar psicoterapia

Gostaria de falar de modo breve e simples sobre alguns motivos que geralmente levam as pessoas a buscar ajuda de um psicólogo.
Muitas situações difíceis podem justificar a busca de atendimento psicológico. O que é difícil ou não varia muito de pessoa para pessoa.
Alguns exemplos: podemos precisar de ajuda quando passamos por problemas de saúde, sejam mais graves, sejam menos graves; quando enfrentamos dificuldades em relacionamentos, por exemplo, com os filhos, com os pais ou com o cônjuge; quando passamos por situações de perda ou luto; quando enfrentamos mudanças - de emprego ou de residência – ou simplesmente quando uma escolha a ser feita gera uma ansiedade muito grande.
A terapia auxilia a encontrar um sentido para as situações que geram um sofrimento intenso e a buscar um significado para as dores que nos atingem.
Muitas vezes podemos apresentar sintomas sem conhecer suas causas. Ou seja, podemos estar sofrendo sem termos consciência de um possível problema emocional que possa causar os sintomas. Podemos ter alterações de humor, de sono ou de apetite (para mais ou para menos), que podem se agravar a ponto de precisarmos de ajuda. Podemos também, mesmo sem sofrimento emocional, começar a somatizar. A terapia também pode ajudar nessas situações.
A terapia ajuda a nos conhecermos melhor, a enfrentarmos com calma e segurança os desafios próprios da vida.
Podemos fazer terapia por um período breve, de alguns meses, buscando ajuda para enfrentar situações específicas, ou podemos, se desejarmos, nos manter em processo terapêutico por um período mais longo. Uma das razões para fazer terapia de longo prazo é a possibilidade de percorrer um processo de autoconhecimento e reestruturação psíquica.
Ao enfrentar conflitos de natureza emocional, podemos criar sintomas, que muitas podem ser superados por nós mesmos, com nossa própria força interna, e com a ajuda de amigos ou familiares. Os sintomas, quando permanecem, podem tornar a vida muito sofrida, dificultando o estudo, o trabalho, os relacionamentos, a vida social. Nessas situações a ajuda psicológica pode ser essencial, e em muitos casos também é essencial a ajuda médica.
Na terapia, a empatia entre o psicólogo e o paciente é muito importante. Assim, podemos conhecer mais de um psicólogo antes de começar propriamente uma psicoterapia. Importante também saber que somos livres para começar e encerrar o processo terapêutico. Um dos objetivos de uma terapia é levar o paciente a uma independência da terapia, para que ele consiga enfrentar de modo maduro e seguro as conquistas, as alegrias e as dores próprias da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário